Hobbies (Parte 1 - Religião)
Quando comecei a escrever este post chamei-lhe apenas Hobbies. A meio da história de vida, reparei que ia em 3 páginas word! Solução? Dividir isto em partes.
Aqui vão eles:
Parte 1 - RELIGIÃO
- Catequese
Como todas as crianças aqui da zona, também eu fui à catequese. Como poucas crianças aqui da zona, fiz a caminhada toda, do início ao fim (bicho raro!).
Motivo: era quase obrigatório por estes lados. A inscrição era feita na escola.
Duração: 11 anos.
Efeitos: Todos os que vão ser listados de seguida.
- Catequista:
Também se mantém até hoje, embora em moldes diferentes.
Motivo: A minha mãe era catequista, uma das minhas irmãs era catequista, o meu pai já interessado em religião e na altura era ministro da comunhão...
Duração: vou apostar para... uns 15 anos?
Efeitos: Hoje em dia não sou catequista mas animadora da pastoral juvenil. Às sextas à noite junto-me com cerca de 20 jovens e discutimos de formas dinâmicas temas sociais, participamos em atividades a nível arciprestal, diocesano ou nacional e sinto orgulho na relação que estabeleço com eles e nos valores que partilhamos.
- Escuteiros:
Sim, fiz parte do grande e fantástico CNE.
Motivo: a rapariga popular da minha turma andava nos escuteiros e convidou-me (a ser sincera, temos de dizer que um rapaz ligeiramente mais velho e jeitoso por quem eu babava também).
Duração: um ano
Efeitos: embora tenha deixado os escuteiros por ter de optar entre estes e as aulas de música (que sofreram alteração de horário), tenho consciência que foi uma ótima escola de vida. Aconselho vivamente para ajudar na aquisição de valores!
- Coro da Igreja:
Este é daqueles que se mantém...
Motivo: a minha irmã casou-se nesse ano e a família juntou-se para animar a cerimónia e assim poupar uns trocos. Uma prima (daquelas que são tão afastadas que nunca mais se vêem) tocava orgão e eu fiquei fascinada.
Duração: já dura há 16 anos.
Efeitos: Primeiro vamos assumir que eu não sei viver sem música, seja cânticos de Igreja ou música Rock (cenas dos próximos episódios). Este hobby confere-me a responsabilidade de ensaiar as guitarras, as vozes, escolher os cânticos, preparar a apresentação em powerpoint, manter a motivação, marcar ensaios, ... Parece doloroso, mas é só uma vez por mês!
- Grupo de Jovens:
Ora, tanta coisa ligada à religião… não é?
Motivo: Fui incentivada a participar nas reuniões, gostei e fui ficando.
Duração: 9 anos
Efeitos: Uffaaa... Planeamento de tempo, organização de eventos, gestão de conflitos, promoção de motivação, recrutamento de jovens, auto-reflexão, curso superior de “Como-lidar-com-a-crítica-de-quem-nada-faz?” e de gestão de stress (sobretudo gestão de stress!)
- Duo-coisa:
Na falta de melhor nome para lhe chamar (vendo bem, devíamos arranjar um nome)!
Motivo: Na saudade de bons tempos em que o um grupo de amigos se juntava e bastava uma guitarra para fazer a festa, desafiei um colega de trabalho que toca umas modas para nos juntarmos e fazer umas brincadeiras musicais. Entretanto, fui convidada para cantar num casamento. Juntando o útil ao agradável…
Duração: há 5 meses
Efeitos: um amigo novo, ensaios cheios de música e boa disposição, desafios novos, 3 casamentos agendados (zero publicidade) e uns trocos extra na carteira.
Há outro(a) "menino(a) da sacristia" orgulhoso(a) por aí?
A OUVIR: DEOLINDA | SEJA AGORA