Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Ruiva de Olhos Verdes

Ruiva de Olhos Verdes

Vamos falar de cansaço!

É que não me sai mais nada para escrever neste momento, para além do cansaço que sinto.

A verdade é que eu, segundo as línguas dos que me conhecem, sofro de bichos carpinteiros. Não consigo estar parada muito tempo, não consigo não estar envolvida em 300 coisas e projetos que me dizem algo. E, para além destes projetos e desta ânsia de hobbies, ainda tenho um emprego.Não daqueles de estar em frente a um computador 8 horas por dia (não é critica, eu sei que custa), mas sou auxiliar num lar de idosos, o que faz com que tenha de puxar pelo couro, carregar pesos, fazer forcinha com os meus inexistentes músculos e que ao final da semana doem. Ora, trabalho essencialmente com mulheres o que faz com que o ambiente de trabalho também não seja o melhor. Intrigas constantes, discussões e, apesar do ambiente, com bastate esforço, manter sempre o sorriso e a boa disposição para os nossos velhinhos... Por vezes o dua dá para resumir em: Caos.

Ora, ao final de uns dias seguidos, isto cansa. Quando, depois de um dia destes de trabalho ainda há o afilhado doente em casa, os ensaios para os casamentos, o blog, as entregas dos diplomas das crianças, o aniversário do cunhado, os eventos de angariação de fundos e, pela troca e baldroca de turnos, se trabalha 14 dias seguidos (o que eventualmente me vai saber bem).

Como se mantém a vontade e a postura? Digo-vos os meus truques:

  • Motiva-te. Nunca pensei "já estou a trabalhar há 10 duas" ou "já estou a trabalhar há 6 dias". O meu pensamento foi sempre: "Depois de hoje, já só faltam 4 dias", ou "Depois de hoje, já só faltam 7 dias", o que fazia com que faltasse cada vez menos e, quanto mais o cansaço batia, mais ânimo e vontade havia de chegar ao fim. Afinal de contas "Depois de hoje, já estou de folga".
  • Gosta do que fazes. Tirando o trabalho, todas as atividades que me rodeiam são coisas que me fazem verdadeiramente feliz e que gosto muito. Por muito que tenham horários e que acarretem algum trabalho e organização, eu gosto realmente de tudo aquilo que faço. Desta forma, não é trabalho mas sim lazer. Como eu já disse ao meu namorado, depois de um dia de maratona de horas a fio "Dias como o de hoje, quase que sabem a folga".
  • Arranja sempre tempo para não fazer nada. No meu caso, é a hora da novela da mamã. Sento-me a ver a novela com ela. Nem gosto daquilo, mas o facto de estar sentada no sofá com a mantinha por cima das pernas e a beber o meu chá é o paraíso. Para além de ser o meu bocadinho de descanso, a mamã adora o bocadinho em que estou ao pé dela e metemos a conversa em dia.
  • Organiza-te. Quando tiveres uma tarde mais "livre" ou um final de dia mais tranquilo ou mesmo no resto de uma hora de almoço (quantas vezes...) pega numa folha, numa caneta e organiza-te. O que te falta fazer? até quando? o que é mais importante? faz uma lista das coisas para fazer quando chegares a casa ou durante a semana. Foca-te na lista e segue-a. Não faças as pequenas coisas que te lembras de repente e que não são assim tão importantes - essas coisas tiram-te tempo para o que realmente importante e no final, se ainda restar tempo, ainda a podes fazer.
  • Faz pausas. Para brincar no meio dos ensaios, ir "facebookar" enquanto se preparam reuniões, comer aquele snack que te apetece ou escolher uma serie para dois. Desta forma não te cansas tanto e voltas mais motivado.
  • Não stresses. Quantas vezes tinha aquela lista de coisas para fazer com reunião na noite a seguir, um jantar de anos antes da reunião e trabalho até ao jantar de anos. Mas estava tão cansada que me sentei no sofá quando saí do trabalho, adormeci e não fiz nada. Não cumpri a lista nem adientei trabalho para o dia a seguir? O que aconteceu de mal? Nada. O mundo não parou por causa disso, ninguém morreu por causa disso, não houve nenhuma explosão por causa disso. Relaxa. Prepara algo mais suave, improvisa um pouco... o resto, amanhã estarás vivo e poderás fazê-lo. Se não estiveres, então não valia de nada teres feito.

Beijinhos*

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.